Documentos necessários para a viagem

O Cone Sul (regiões mais verde escuras do mapa) é o nome comumente dado à parte meridional da América do Sul. Recebe este nome devido ao formato aproximado de um cone, tendo como vértice o Cabo Horn, o ponto mais meridional das Américas. A região é banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Oceano Atlântico e é também a porção de terra mais populosa da zona temperada do Hemisfério Sul. É também a região continental mais próxima da Antártida.

Como definição geral, devido às afinidades geográficas, naturais, econômicas e sociais, o Cone Sul normalmente é entendido como a região que engloba o Chile, a Argentina, o Uruguai e os estados brasileiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Algumas vezes se inclui também o Paraguai e o sul da Bolívia por contigüidade geográfica, apesar de ambos terem características essencialmente diferentes dos demais países.

Os dois parágrafos acima são definições do Wikipédia.

São tradicionais e sonho de muitos motociclistas de viagem, a realização de viagens para o Deserto de Atacama, Cordilheiras dos Andes, Ushuaia, Carretera Austral, Lagos Andinos, Machu Picchu, Puntal Del Este, Buenos Aires, Região da Patagônia, Bariloche… todos destinos do Cone Sul.

Os documentos necessários para moto viagem pelo Cone Sul são:  

Documento de Identidade – a foto precisa estar coerente com quem você é hoje. Isto é, fotos muito antigas não são recomendadas, tire uma segunda via do documento se preciso.

Carteira Nacional de Habilitação – dentro da validade, claro. E foto nova, que dê para reconhecê-lo(la).

Carteira Internacional de Motorista – pode ser tirada no Detran da sua cidade ou em clubes Touring espalhados pelo Brasil (esse documento só é necessário em casos de acidente, então é melhor prevenir).  

Documento Carta Verde – é um seguro obrigatório. Você o tira na sua seguradora/corretora de seguros.

Se a moto estiver financiada é preciso um documento da financeira autorizando a utilização do veículo pelos países que você irá cruzar e pelo período que ficará com o veículo fora do Brasil.

Passaporte – não é obrigatório, mas pode ajudá-lo em trâmites nas aduanas e outros que requeiram um documento de aceite internacional, além de você ter a recordação dos carimbos das aduanas dos países que cruzar. 

Documentos da moto em perfeito estado e com todas as taxas em dia (IPVA, Seguro Obrigatório, etc). 

Outros documentos aconselháveis (porém não obrigatórios nas aduanas) são o seguro da sua moto e o seguro saúde internacional.

Com todos os documentos acima em mãos, tire cópias simples (xerox) de todos eles para caso perder os originais durante a viagem, guarde-os em saquinhos plásticos ou pastas (separe em dois locais os originais das cópias) em local seguro na sua moto e boa viagem pelo Cone Sul !

IMPORTANTE: GUARDE ABSOUTAMENTE TODOS OS PAPÉIS QUE RECEBER NAS ADUANAS E NÃO SE ESQUEÇA DE DAR ENTRADA E SAÍDA EM TODAS AS ADUANAS DOS PAÍSES QUE IRÁ CRUZAR.

Fonte: texto por Policarpo Jr – Rockriders.com.br

Tirado do site Rock Riders

http://www.rockriders.com.br/Detalhe_dicas.aspx?id=1203

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Documentos necessários para a viagem

  1. ToNhAuM disse:

    Mestre, te falar uma coisa, eu não tinha planos de ir pro chile, más quando estava na estrada não resisti! portanto só o que eu tinha éra minha carteira de motorista nacional e uma carta verde (que vcs sabem que nao vale nada pra moto pequena no meu caso minha CG 125 Cargo véia)… kkkkkkkkkk
    Obs: pra quem vai, se prepare para se emocionar quando estiver se aproximando das montanhas com nuvens! é muuuuuuito deslumbrante mesmo!!
    Abraços!

Deixe um comentário